Quem somos

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PCS), situado na Universidade Estadual de Maringá, foi criado em 2002, após aprovação pelo Comitê da Área de Medicina II (CAPES). Nosso programa foi criado para atender a necessidade de capacitação de diferentes profissionais da área da saúde na região, visto que, na época, havia apenas um programa atuante na área.

Desde a sua criação, atuamos na qualificação de profissionais da área de saúde para exercer com qualidade e eficiência as atividades de docência e pesquisa, nos âmbitos local, regional, nacional e internacional. Os alunos do PCS pertencem à diferentes áreas, o que possibilita rica interação e interdisciplinaridade nas discussões e trabalhos desenvolvidos. Vários alunos são vinculados à instituições de ensino superior, tanto públicas como privadas, órgãos públicos de vigilância epidemiológica, sanitária e saúde pública, cumprindo relevante papel na formação e no avanço dos conhecimentos científicos no campo das doenças infecciosas e parasitárias e da saúde humana.

Até Agosto de 2023, nosso programa formou 431 mestres e 113 doutores, profissionais de várias instituições públicas e privadas. Com nota 5 na última avaliação da CAPES, o PCS recebe recursos financeiros (bolsas de estudo e financiamento de projetos) da CAPES, CNPq e Fundação Araucária.